Como controlar a asma no Inverno?

Hoje, dia 21 de Junho, iniciamos a estação do ano mais fria, o Inverno. Por isso foi denominado o Dia Nacional do Controle da Asma, que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo. É importantíssimo o cuidado na prevenção de doenças respiratórias pois o índice aumenta a cada ano, inclusive as complicações para quem sofre com a asma.

A asma aparece quando uma pessoa tem as vias aéreas ficam inchadas, inflamadas e estreitas, produzindo mais mucos e dificultando a respiração. Pode ser de risco leve e até causar interferências na rotina mas há casos que pode arriscar a própria vida.

A dificuldade respiratória, dores no peito seguido de tosses e respiração ofegante são sintomas que podem aparecer sem aviso prévio, às vezes. O tratamento pode ser feito com bombinhas de asma: inaladores de controle para prevenir e os de resgate para tratar os sintomas. Nos casos mais graves, os inaladores de ação prolongada têm a função de manter as vias aéreas abertas, como esteroides orais.

Como prevenir a asma?

• Fugir de qualquer tipo de fumaça e poluição;

• Evitar contato com gatos e cachorros por conta de seus pêlos;

• Atentar-se às mudanças da temperatura;

• Prevenir-se contra gripes e resfriados;

• Praticar exercícios como a natação e ioga pois ajudam na circulação respiratória.

No Inverno o cuidado deve ser maior:

Não tem como saber quando a asma vai aparecer, por isso, deve-se ter muito cuidado até mesmo quando o Outono chegar. Essas estações acionam os gatilhos e é preciso reavaliar suas condições com um médico pneumologista.

Continue com o tratamento comum contra gripes, resfriados e pneumonia porém reforçando os cuidados para não desencadear os sintomas da asma, como contato com poeira e umidade. Sempre ficar alerta quando sentir falta de ar e chiado no peito.

Nossos pneumologistas estão prontos para cuidar de você!

Dra. Terezinha com atendimento para todas as idades às Segundas-feiras.

Dr. Enrique também para todas as idades às Quartas-feiras e aos Sábados.