TESTE ALÉRGICO

O que é teste alérgico e como é realizado este exame na clínica médica Assis?

O teste de alergia é um exame indicado e realizado pelo alergista que tem como objetivo identificar se o paciente tem algum tipo de alergia, seja na pele, respiratória, medicamentosa ou alimentar.

Saber se a criança é portadora de alguma alergia é extremamente importante para evitar qualquer possível complicação futura, como dificuldade de respirar ao ingerir algum alimento alérgico.

Quem pode realizar o teste alérgico?

Os testes alérgicos podem ser realizados em qualquer idade! O que indica a necessidade do teste é a suspeita clínica, e não a idade do paciente.

Como é feito?

Prick teste: Esse é o mais conhecido. Consiste em aplicar gotas no antebraço de várias substâncias suspeitas de causarem alergia a pessoa, e aguardar cerca de 20 minutos para verificar se houve alguma reação no local. Apesar de incomodar um pouco, é indicado para todas as idades, sendo mais confiável a partir dos 5 anos.

Teste de sangue: Este serve para medir o nível de anticorpos específicos no sangue. Se retira uma amostra de sangue do paciente e a analisa em laboratório. Nestes casos podem demorar alguns dias para obter o resultado.

Patch teste: São testes em que se cola uma espécie de fita nas costas com pequenas amostras das substâncias suspeitas de causar alergias. Só é retirado depois de 48 horas e no período de 72 horas é possível chegar a uma conclusão.

Como se preparar:

Para os testes de alergia, é preciso suspender o uso de medicamentos, principalmente antialérgicos, corticosteróides ou o uso de pomadas na região, já que podem interferir no resultado.

Também, claro, é preciso cumprir todas as orientações específicas do médico.

Realizamos o exame teste de alergia todos os dias

Para realizar seu exame entre em contato conosco.